Livros de tarot

Livros de tarô

2022. Livros para iniciantes e estudantes mais avançados.

Há muitos livros de tarô por aí, mas, infelizmente, em português, há poucas opções ainda. Fiz uma lista dos melhores livros de tarô (na minha opinião, é claro!), divididos em duas categorias (para iniciantes e para quem já tem algum conhecimento de tarô) e dois idiomas (português e inglês). Segue a lista. Acrescentarei mais livros ao longo do tempo.

Observação: sempre que eu não menciono qual tarô o livro usa como base, assuma que é o de Rider-Waite-Smith (RWS)- na minha opinião, esse é o tarô de mais fácil assimilação.

Última atualização: 30 de agosto de 2022.

Em português

Nível iniciante

6C68233F-2DC4-45BE-9A50-AE6177564345

– “Tarô – O guia para leitura intuitiva: Significados das cartas, tiragens e exercícios para leituras fluidas”, de Stefanie Caponi: é um excelente livro, útil tanto para quem está começando os estudos de tarô, quanto para quem já tem mais conhecimento sobre o assunto. A autora do livro é taróloga, professora de tarô e criadora do baralho “The moon void tarot”. O livro é um sucesso nos Estados Unidos: há algum tempo, está em 1º lugar na lista dos livros mais vendidos da Amazon na categoria “tarô” e também “ocultismo”. Recentemente, foi lançado no Brasil pela Editora Mantra, em um linda e colorida edição. Usando como base o icônico tarô Rider Waite Smith (meu preferido), o livro traz interpretação de cada um dos 78 arcanos maiores sob 5 ângulos/temas, facilitando bastante a interpretação das cartas.

“Tarô claro e simples: aprenda a ler as cartas de maneira rápida e prática”, de Josephine Ellershaw: uma ótima referência. Vem com um baralho de tarô ilustrado por Ciro Marchetti. Não confunda com o outro livro da Josephine, “Tarô claro e simples de ler”, com exemplos de leituras.
“A Bíblia do tarot: guia para lançar e interpretar cartas de tarot”, de Sarah Bartlett: excelente referência, com boas interpretações e muitas sugestões de tiragens. Ilustrado com um baralho muito similar ao de RWS (mas não é o original).
– “O livro completo do tarô: um guia passo a passo para ler as lâminas”, de Juliet Sharman-Burke: ótima introdução, vai direto ao ponto. Ilustrado com o baralho Sharman-Caselli (baseado no de RWS).
– A arte de ler o tarô para si mesmo: autoconhecimento, metodologia e prática”, de Courtney Weber: Livro novo, com abordagem mais moderna e flexível sobre o assunto.
– “Curso completo de tarô”, de Nei Naiff: esse livro reúne o conteúdo da trilogia dele. Conteúdo didático, com exercícios ao final de cada uma das lições. Vem com um baralho baseado no tarô de Marselha. É uma referência sobre tarô no Brasil.
– “Tarot luminar: refletindo sob as luzes dos arcanos maiores”, de Ivana Mihanovich: excelente livro, profundo e gostoso de ler. Como o próprio título indica, analisa só os 22 arcanos maiores.

Nível intermediário

“78 graus de sabedoria”, de Rachel Pollack: na minha opinião, o melhor livro de tarô de todos os tempos. É uma aula sobre a própria existência. Se eu não me engano, a versão em português é bem difícil de achar, foi publicada pela editora Nova Fronteira em 1991. Assim, se puder, leia a versão original, em inglês, disponível na Amazon. O livro foi atualizado e relançado em 2019. Essa nova versão está aqui.
“O tarô e a viagem do herói: a chave mitológica para os arcanos maiores”, de Hajo Banzhaf: escrevi um post só sobre esse livro, uma verdadeira aula não só sobre o tarô, mas sobre a vida e o papel de cada um de nós aqui. Só analisa os 22 arcanos maiores.
– “Fundamentos da prática oracular com o tarô”, da taróloga e pesquisadora Kelma Mazziero: acabou de ser lançado e traz orientações oraculares que vão muito além da interpretação das cartas. Escrevi um post só sobre ele, veja aqui.

“Jung e o Tarô: uma jornada arquetípica”, de Sallie Nichols: excelente livro, com foco nos arcanos maiores e nos arquétipos que eles representam, à luz da teoria psicanalítica junguiana.. Se puder, leia a nova edição, em inglês, com prefácio de Mary K. Greer.

“Tarô simples e claro de ler, de Josephine Ellershaw: livro bacana, que contém 10 “estudos de caso” sobre diferentes situações. Não confunda com o outro livro da Josephine, mencionado acima.
 “O caminho do tarot”, de Alejandro Jodorowsky e Marienne Costa: esse é mais um clássico do tarô. Excelente livro, mas não para iniciantes. Recomendo para leitores com algum conhecimento do assunto. Usa como base o Tarô de Marselha.

Em inglês

Nível iniciante

The everything tarot book” ou “The only tarot book you’ll ever need”de Skye Alexander: ambos livros são deliciosos de ler, uma excelente introdução aos arcanos e ao mundo do tarô. São muito parecidos, então escolha um deles e vá em frente! Estão disponíveis em e-book no site da Amazon, aqui e aqui.
 – Learning the tarot: a tarot book for beginners”, de Joan Bunning: esse livro é uma referência, pois contém interpretações bem detalhadas (e, ao mesmo tempo, diretas) de cada arcano. Joan é uma das grandes mestras do tarô e é a criadora do site learntarot.com . Em 2019, ela lançou também o livro “The big book of tarot: how to interpret the cards and work with tarot spreads for personal growth”. Está disponível em e-book no site da Amazon, aqui.
– “Tarot – No questions asked. Mastering the art of intuitive reading”, de Theresa Reed. Excelente livro, escrito por uma das grandes mestras do tarô e com prefácio de Rachel Pollack. Seu site, “The Tarot Lady”, é uma das melhores referências de tarô on-line.
“Kitchen table tarot: pull up a chair, shuffle the cards, and let´s talk tarot”, de Melissa Cynova. Livro descontraído e instrutivo. Parece mesmo um delicioso bate-papo sobre tarô, na mesa da cozinha. Ganhou, merecidamente, um importante prêmio de melhor livro de estreia. Foi lançado em Portugal com o título “Tarot sem complicações“.
“Exploring tarot using Radiant Rider-Waite Tarot: deck and book set”, de Avia Venefica: Esse conjunto é o meu preferido, pois amo o tarô Radiant e as explicações deste livro são diretas e acessíveis. É o mesmo conteúdo do livro “The Idiot’s Guide to Tarot”, lançado anteriormente, mas, convenhamos, o novo título ficou muito mais simpático.
“The ultimate guide to Tarot: a beginner’s guide to the cards, spreads, and revealing the mystery of the tarot”, by Liz Dean: livro didático, que explica toda a simbologia das cartas e suas ligações com a astrologia e a cabala.
Tarot for life: reading the cards for everyday guidance and growth”, de Paul Quinn: um livro muito bacana, pois para explicar cada arcano o autor conta um episódio de sua vida relacionado a ele. Com prefácio de Rachel Pollack.

Nível intermediário

The Easiest Way to Learn the Tarot – Ever!!” , de Dusty White. É um excelente livro, supostamente de introdução, mas recomendo que não seja seu primeiro livro de tarô, já que ele é muito mão-na-massa. Tem uma boa parte de workbook, que é mais aproveitável, na minha opinião, quando você já leu ao menos um livro de tarô.
Confessions of a tarot reader: practical advice from this realm and beyond”, de Jane Stern: livro muito divertido, em que, em 22 capítulos – cada um dedicado a um dos arcanos maiores – a autora fala sobre os arcanos e conta sobre seus atendimentos e sua experiência com o tarô. Não é um livro para aprender o bê-a-bá, mas recomendo se você já tiver alguma base de tarô. Também disponível em e-book no site da Amazon,  aqui.
The creative tarot: a modern guide to an inspired life”, de Jessa Crispin: livro prático direcionado a artistas e escritores, com objetivo de estimular a criatividade por meio do tarô. Jessa tem indicações de livros, músicas, filmes e obras-de-arte para cada um dos 78 arcanos.
Essence of the tarot: modern reflections on ancient wisdom”, de Megan Skinner: analisa as 22 cartas dos arcanos maiores e como cada uma delas pode servir de apoio na nossa jornada. Este é um dos poucos livros de Tarot disponíveis em audiobook, aqui. A gravação está excelente.
“Tarot beyond the basics: gain a deeper understanding of the meaning behind the cards”, by Anthony Louis: excelente livro; como o título indica, explica o básico, mas vai além, de maneira descomplicada.
“What’s tarot got to do with it: the fool’s path to enlightenment”, by Jim Larsen: livro gostoso de ler; analisa as cartas sob um ponto de vista mais espiritual e traz profundas reflexões para a vida.
“Tarot for change: using the cards for self-care, acceptance and growth“, by Jessica Dore: com base na psicologia, analisa todas as 78 cartas, de maneira extremamente atual e inovadora. É um clássico moderno.
“Secrets of the Waite-Smith Tarot: the true story of the world’s most popular tarot”, por Marcus Katz e Tali Goodwin : para quem, como eu, é fã do tarô Rider-Waite-Smith, este livro traz muitas explicações e informações de bastidores, que nos ajudam a compreender melhor as cartas deste tarô.
“The Tarot Handbook: Practical Applications of Ancient Visual Symbols”, por Angeles Arrien: lançado em 1987, é um clássico escrito pela antropóloga cultural basco-americana, especializada em símbolos, mitos e rituais transculturais. Usa o Tarot de Thoth.

Nível arte

“Tarot”, de Jessica Hundley: em agosto de 2020, a prestigiada editora de livros de arte, Taschen, lançou um livro de tarô belíssimo, que elevou o tarô – ou melhor, os tarôs – a sua merecida categoria de obra de arte. Neste livro, a autora resgatou a história das cartas desde as edições mais antigas até as mais modernas, formando um lindo compêndio visual do tarô.
“Pamela Colman Smith: the untold story”, escrito por Stuart R. Kaplan, em colaboração com Mary K. Greer, Elizabeth Folley O’Connor e Melinda Boyd Parsons é muito mais que um livro: é uma obra-prima. Neste livro, Stuart Kaplan, fundador da US Games Systems, a empresa responsável por popularizar o tarô nos Estados Unidos e no mundo, faz uma verdadeira homanagem a Pamela Colman Smith, resgata sua história e sua arte, para muito além do tarô.
“Tarot and divination cards: a visual archive”, Laetitia Barbier: faz um compêndio visual do tarô e da cartomancia de modo geral, desde as primeiras cartas documentadas, no século 15, até o nossos dias. É um livro lindo, e ainda tem prefácio da Rachel Pollack, autora do meu livro preferido de tarô (“78 Graus de Sabedoria”).
– “The history of tarot art: demystifying the art and arcana, deck by deck”, de Holly Adams Easley e Esther Joy Archer, traz a história do tarô por meio de alguns de seus baralhos mais famosos.

***

Livros complementares

No post abaixo, recomendo livros que não são sobre tarô, mas cuja leitura considero que ajudam muito a lidarmos com as grandes questões da vida:

***

Ranking Amazon

O site da Amazon tem um ranking dos tarôs e livros de tarô mais comprados (não são necessariamente os melhores), que vale a pena dar uma espiada de vez em quando:

Gostou desse conteúdo? Tarot Diário está no Instagram! Clique no link abaixo para seguir-me por lá e acompanhar as novidades desta página e do mundo do tarô:

https://www.instagram.com/tarotdiarioblog/