A Roda da Fortuna

🍀 A Roda da Fortuna é a constatação de que a vida é feita de ciclos e a que a mudança é a única constante. A Roda nos ensina a lidar com os altos e baixos da vida sem perder o rumo e nem a esperança; a lidar com ganhos e perdas sem nos iludirmos ou nos apegarmos aos resultados.

A carta da Jeanne Moro (@jeannemoroatelier) me mostrou que, em meio a tantas mudanças, a Roda pode ser suave. Ela é suave quando passamos, naturalmente, do Eremita (arcano 9) para a Roda (arcano 10).

Ou seja: seguindo a jornada do Louco, primeiro buscamos a nós mesmos e encontramos nosso propósito (O Eremita) e aí favorecemos o nosso destino (Roda da Fortuna), em direção a um novo ciclo, mais condizente com a nossa verdade e, por isso mesmo, mais “afortunado”.

Essa é a carta das oportunidades – mas também do SENSO de oportunidade.

Muitas vezes, atribuímos o sucesso – nosso ou de outra pessoa – à sorte ou ao acaso, porém, de acordo com Sêneca, “a sorte é quando o preparo encontra a oportunidade”. Conseguimos aproveitar melhor a sorte que bate à porta quando sabemos quem somos e para onde estamos indo.

Às vezes, não é possível compreender a trama e o motivo por trás dos acontecimentos, pois eles podem envolver causas e consequências multidimensionais – e, para quem acredita em vidas passadas, multitemporais. Por isso, essa carta também é interpretada como a carta do “carma”.

Sallie Nichols afirma que, neste momento em sua trajetória, “o herói começa a compreender que sua vida tem um lugar duradouro na grande tapeçaria do universo.” Aqui ele percebe que faz parte de algo muito maior que ele, mas que também é ele.

O simbolismo da carta é dos mais ricos. Segundo Arthur Waite, a intersecção entre as letras TORA (lei) e as letras do nome divino em hebraico (JHVH) ao redor da roda são “para mostrar que a Providência está em tudo.”

Em linguagem popular, “nada acontece por acaso.”

Neste ano, esteja atento para aproveitar as oportunidades que a vida colocar em seu caminho! Feliz 2023!

Comentar