Oráculo de Delfos

✨ O Oráculo de Delfos teve papel fundamental em forjar a identidade nacional grega e em desenvolver a civilização grega e sua filosofia. O Oráculo influenciou de forma significativa a construção do mundo ocidental – tema pouco discutido ou valorizado.

Nenhuma autoridade era mais respeitada na Grécia antiga do que o Oráculo. Os gregos viam o Oráculo como uma arma secreta que os ajudava a vencer qualquer batalha. Acredita-se que o Oráculo teve papel fundamental em forjar uma identidade nacional grega, pois pessoas de diferentes cidades-Estados se encontravam em Delfos.

O Oráculo era uma série de mulheres que passavam o segredo do culto de geração a geração e funcionou por 1200 anos, até cerca de 400 d.C. As mulheres trabalhavam somente no sétimo dia de cada mês (7 era o número da sorte de Apolo, Deus em nome de quem faziam as profecias), durante os meses de fevereiro a novembro (o Oráculo fechava durante o inverno).

Veja abaixo mais 9 curiosidades sobre o Oráculo de Delfos.

1️⃣ O nome Delfos vem do grego “delph”, raso, ou “delphis”, uma palavra grega antiga para útero. O Oráculo mesmo passou a ser conhecido como Pítia, em referência à cobra assassinada por Apolo na mitologia grega.

2️⃣ Sócrates, Platão e Aristóteles consultavam o Oráculo. Um dia, o Oráculo afirmou que Sócrates era o mais sábio dos filósofos. Ele ficou perplexo com a profecia e então passou a tentar entender esse vaticínio. Ao fim, concluiu que sabia que “nada sabia”, ao contrário de outros que supunham saber e não sabiam – e por isso ele era mais sábio.

3️⃣ O registro sobre o Oráculo começou com Homero em 800 a.C, que relatou como o Oráculo ajudou os gregos a vencerem a guerra contra os persas. Em “Odisseia”, registrou como Agamenon, rei de Micenas, consultou o Oráculo e soube da destruição de Tróia.

4️⃣ Enquanto os sacerdotes serviam como intermediários entre os homens e os deuses, a Alta Sacerdotisa se fundia ao deus Apolo, e durante esse êxtase ela dava conselhos a reis, cidadãos e filósofos, desde assuntos cotidianos até assuntos de Estado. Ela era “a Estrela guia da civilização grega”.

5️⃣ Na entrada do Oráculo havia 3 máximas: 

– “conhece-te a ti mesmo”

-“evite excessos” 

– “certeza traz ruína”

Σαυτὸν ἴσθι (conhece-te a ti mesmo)

Μηδὲν ἄγαν (nada em excesso)

Σοφίαν ζήλου (busque sabedoria)

6️⃣ Os visitantes esperavam em frente ao Oráculo, e a ordem de admissão era por sorteio. Excepcionalmente, um visitante mais importante ganhava precedência. Todos tinham de pagar uma taxa nominal e sacrificar um animal para Apolo. Cada visitante podia fazer apenas uma pergunta.

7️⃣ Erros de interpretação eram comuns. No mais famoso erro, o rei Creso perguntou ao Oráculo se deveria atacar a Pérsia. Este respondeu que, se fizesse isso, derrotaria um grande império. No entanto, após fazê-lo, teve o seu próprio império derrotado.

8️⃣ O que tornava o Oráculo tão especial era um vapor que saía de uma fenda na terra, uma substância que se acreditava ser um presente divino. Plutarco foi o primeiro a registrar esses vapores. Somente no década de 1990 cientistas descobriam uma falha geológica no exato local do templo. Posteriormente, uma investigação mostrou que o gás alucinógeno usado durante as profecias  era o etileno.

9️⃣ Michelângelo pintou o Oráculo no teto da Capela Sistina!

📕 Fonte:  “O Oráculo – Delfos antiga e a ciência por trás de seus segredos perdidos”, de William J. Broad.

🖼️ Imagem do post: quadro: Priestess of Delphi (1891) de John Collier.

Veja mais fotos no post do insta:

Comentar