Leituras tóxicas

✨Há muitos casos de oraculistas que fazem previsões catastróficas sem o menor cuidado com as consequências de suas leituras. Essas leituras são tóxicas, pois podem ser prejudiciais para os consulentes.

Veja um exemplo ilustrativo – e trágico –  relatado por Alejandro Jodorowski em seu livro “O caminho do tarô”:

“Uma leitura pode facilmente se tornar tóxica. É muito tentador para o leitor “vidente” que tira conclusões subjetivas sobre verdades absolutas fazer predições catastróficas que, ainda que motivadas por um sincero desejo de ajudar, podem envenenar o espírito do consulente. Nos jornais (…), podia-se ler: 

“Mircea Teodorascu, romeno (…), acreditou encontrar no suicídio uma solução inevitável. Alguns dias antes, ele havia consultado uma vidente que lhe predissera uma morte nos próximos dias: sua ou de seu filho de vinte e três anos. Quando voltou para casa, Mircea, para ‘salvar’ o filho, apunhalou-se com uma grande faca de cozinha. Transportado com urgência ao hospital, ele morreu pouco depois.”

Esse exemplo é extremo, mas mostra a necessidade de falar sobre ética e responsabilidade na leitura das cartas.

Gosto da orientação da mestra Rachel Pollack. Ela escreveu que, quando faz uma consulta para alguém, assume a responsabilidade de direcionar essa pessoa para um caminho positivo”. 

O sábio autor “anônimo” do livro “Meditações sobre o tarô” também faz uma observação que pode ser aplicada às “revelações” do tarô: 

“A revelação – todas as revelações – da Gnose têm um só objetivo: dar, preservar e aumentar a esperança. (…) Porque toda revelação que não traz esperança é inútil e supérflua”.

Eden Grey, uma das pioneiras do tarô no século passado, escreveu:

NEVER, NEVER, NEVER finish the reading on a discouraging note. If the cards are bad, indicate how the Querent can overcome the problems by work, study, application to tasks, better care of health, or by expending more love and compassion in relationships. Giving a discouraging reading with no hope held out for the future is a cruel and pointless thing to do.”

No meu post anterior, mencionei o livro da taróloga Kelma Mazziero (ver post Livro de Kelma Mazziero), que fala muito sobre ética e responsabilidade na prática oracular. Em um de seus cursos, ela disse uma frase que me marcou:

Tarô sem um olhar humanizado é maldade”.

Simples assim.

⚠️ Por isso, para evitar ser vítima de uma consulta tóxica, pergunte ao tarólogo (a) se ele segue algum Código de Ética de tarô, e deixe claro se há algo que não deseja ouvir, como catástrofes, morte ou doenças incuráveis.

✅ Leia o Código de Ética na íntegra: Código.

💝 Gostou desse conteúdo? Tarot Diário está no Instagram! Clique no link abaixo para seguir-me por lá e acompanhar as novidades desta página e do mundo do tarô:

https://www.instagram.com/tarotdiarioblog

Comentar