
✨ 2026 será o ano da Roda da Fortuna (2+0+2+6=10). Após buscar – e encontrar – a si mesmo e o seu propósito (na carta anterior, do Eremita), o Louco chega à Roda da Fortuna. O encontro consigo mesmo permite que ele mantenha seu centro em meio às reviravoltas da Roda da Fortuna e se alinhe, de certa forma, ao seu destino.
✅ A Roda é a constatação de que a vida é feita de ciclos e a que a mudança é a única constante. A Roda nos ensina a lidar com os altos e baixos da vida sem perder o rumo e nem a esperança; a lidar com ganhos e perdas sem nos iludirmos ou nos apegarmos aos resultados.
📖 A Roda representa mudanças além de nossa capacidade imediata de compreensão. Sallie Nichols, em seu livro “Jung e o tarô”, afirma que, neste momento em sua trajetória, “o herói começa a compreender que sua vida também tem um lugar duradouro na grande tapeçaria do universo.” Aqui, portanto, o Louco percebe que faz parte de algo muito maior que ele. Aqui, as sincronicidades acontecem.
✨ Segundo Arthur Waite, a intersecção entre as letras TORA (lei) e as letras do nome divino em hebraico (JHVH) ao redor da roda são “para mostrar que a Providência está em tudo.”
✅ Expliquei os demais símbolos da carta e da Roda em um vídeo anterior, que está no feed do Instagram, aqui.
🌟 Desejo, a todos nós, mudanças para melhor em 2026!
💝 Envie esse post a alguém para quem você deseja um ano novo de muitas mudanças positivas!
🖼️ Carta do “Tarot Original 1909 Circular Deck”, com as ilustrações do tarô Rider Waite Smith.
