Uma leitora do blog me mandou uma mensagem afirmando que seu marido a estava traindo, e perguntou quando o caso teria fim e quando ela teria paz. Fiz uma leitura da Cruz Celta para ela e fiquei surpresa, pois me pareceu que o casamento era muito bom: deu a carta do Sol, que é extremamente positiva, como eixo central, e o 6 de Espadas como desfecho final, indicando que dias melhores viriam. Além disso, na casa de “ambiente”, deu o Diabo revertido, possivelmente indicando que seu marido se livraria das amarras do caso com a amante.
Portanto, recomendei à leitora que, se a questão fosse somente a traição, que não se deixasse abalar, pois o casamento dela parecia ser mais importante que isso. Nessas horas, o tarô ajuda a dar uma visão mais ampla sobre o tema, pois, ao invés de focar no que está ruim (a traição), pode-se focar no que está bom (todo o resto).
Eis minha interpretação:
Tarot utilizado: Radiant Rider Waite © Tarot, de U.S. Games Systems, Inc.
1 – Situação central. A questão essencial. O ponto focal. O fator principal. A atmosfera.
Carta tirada: O Sol
Interpretação: Essa carta, na casa de “questão central”, é excelente. Como a questão central é seu casamento, isso indica que, apesar da traição, é um bom casamento. Então você deve se perguntar se vale a pena jogar tudo para o alto por conta de uma traição.
2 – Obstáculos e apoios. As influências imediatas. As dificuldades/facilidades da situação. Elementos imprevisíveis ou inesperados. Problema subordinado ou tangencial. Questão relacionada.
Carta tirada: A Temperança, revertida
Interpretação: Esta carta revertida, na casa de “obstáculo”, revela que você não está agindo com equilíbrio. Talvez você esteja fazendo tempestade em copo d’ água.
3 – Raízes. As bases do passado distante. As causas remotas que determinaram a condição presente. Influência inconsciente. Motivações não reconhecidas. Forças e fatores ocultos. Sentido profundo.
Carta tirada: 6 de Copas
Interpretação: Essa carta, na posição de “base do problema”, indica que, talvez, a raiz da situação seja que você é generosa e amável e se sente decepcionada quando os outros (no caso, seu marido), não agem da mesma forma. Mas infelizmente um relacionamento não é um negócio equalitário, onde cada um dá o que recebe. Sua dificuldade em aceitar isso está gerando essa sua “cobrança”, essa insatisfação. Você terá paz quando deixar de cobrar dos outros o que está, simplesmente, fora do seu controle.
4 – Passado recente. Acontecimentos que acabaram de ocorrer ou estão ainda ocorrendo. Foco anterior, fator resolvido, algo que não é mais necessário.
Carta tirada: 3 de Espadas, revertido
Interpretação: Nesta posição, a carta indica que você passou por período difícil, talvez um acerto de contas depois de uma briga. Houve uma reconciliação recente? Parece que o pior já passou.
5 – Presente. As energias, as crenças, as percepções. Aspirações, ideais, metas. Influências conscientes. Resultado potencial. Futuro que você está projetando conscientemente.
Carta tirada: Valete de Paus
Interpretação: Carta positiva. Sua situação presente mostra disposição para seguir novos rumos – no seu caso, relevar a traição e seguir em frente.
6 – Futuro. As influências que tendem a se manifestar no futuro imediato. Fator ainda não resolvido. Fator a ser levado em consideração.
Carta tirada: Cavaleiro de Paus, revertido
Interpretação: No futuro imediato, a carta mostra que você não está pronta para ir embora, para abandonar uma situação que não te faz bem. Talvez não seja o momento de partir ainda. Mas você precisa analisar porque se agarra a situações desfavoráveis. Qual lição você precisa aprender?
7 – Consulente. A condição, o retrato atual do consulente. Seu estilo, temperamento, disposição, visão. Talentos disponíveis.
Carta tirada: A Força, revertida
Interpretação: Essa carta mostra que você está deixando com que as coisas saiam de seu controle. Não desista, não deixe o medo tomar conta de você. Seja forte!
8 – Ambiente. A atmosfera que ronda a questão. O contexto. Influências e expectativas dos outros sobre a situação. A imagem que se está passando.
Carta tirada: O Diabo, revertido
Interpretação: Essa carta revertida pode representar alguém que se livrou das amarras, das obsessões, do vício. Na melhor das hipóteses, pode significar que seu marido conseguirá livrar-se da amante dele.
9 – Conselho. O melhor caminho a ser adotado. O que lhe corresponde realizar ou tentar. Lição a ser aprendida.
Carta tirada: A Imperatriz, revertida
Interpretação: Em casa de conselho, essa carta revertida pode estar querendo mostrar que você precisa continuar atenta aos problemas maritais. Trabalhe para reconstruir a paz no seu casamento. As vezes também indica gravidez inesperada.
10 – Resultado final. A síntese. O desfecho mais provável. Como a situação será resolvida.
Carta tirada: 6 de Espadas
Interpretação: Como resultado final, é uma carta muito positiva. Indica que os tempos difíceis estão chegando ao fim. Você pode mirar o futuro, que será melhor que o passado.
Outros comentários:
• Total de arcanos maiores: 4/10 – situação cármica, consulente tinha pouco controle para evitar que os acontecimentos ocorressem dessa forma
• Total de cartas revertidas: 6/10 – indica energia um pouco bloqueada
Trilha sonora da leitura:
“Tocando em frente”
Ando devagar
Porque já tive pressa
Levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte
Mais feliz quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
Ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada
Eu vou
Estrada eu sou
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega
E o outro vai embora
Cada um de nós
Compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom se ser capaz
De ser feliz



Parabéns pelo seu blog. Seria possível explicar o racio de arcanos maiores na tiragem e a relação cármica, por favor? É uma abordagem muito interessante à qual ainda não tinha dado atenção. Obrigada.
CurtirCurtir
Parabéns por compartilhar, Talita! Gostaria também de entender a partir de quantos arcanos maiores podemos dizer que é uma questão cármica e o que isso pode realmente significar na cruz celta.
CurtirCurtir