Caros colegas cartomânticos:
Por que mais uma página de tarô?
Simples: para compartilhar aprendizado, jogos, descobertas, ideias de livros. A diferença é que essa é uma página feita por uma aprendiz, para aprendizes. Tive a ideia de fazer essa página devido à dificuldade que tive no início da minha aprendizagem em encontrar bons livros para principiantes. Nos próximos posts, eu darei dicas dos principais livros que estão me ajudando nos meus estudos, tanto em português quanto em inglês. ( ⚠️ NOTA POSTERIOR: desde que escrevi este primeiro post, a oferta de livros cresceu demais! Veja logo abaixo uma seleção de livros em português).
Mas, desde já, a primeira dica é: o ideal é que seu primeiro tarô seja o de Rider Waite Smith (RWS). Nesse tarô, cada um dos 78 arcanos têm um desenho que remete ao significado da carta. Há vários modelos de tarôs de RWS: o Universal, o “Radiant”, o “Albano”. Meu preferido é o “Radiant”, pelas cores vibrantes, mas, se você não achar esse, qualquer um de RWS serve. O importante é que, no início, você não use nenhum outro baralho (de Marselha, Egípcio, Aquariano, etc). Na minha opinião, eles não facilitam o aprendizado, pois os desenhos nem sempre correspondem (para um aprendiz, é claro) ao sentido da carta. Alguns, como o de Marselha, só têm desenhos específicos nas 22 cartas dos Arcanos Maiores; nos demais, há desenhos genéricos, como o do baralho comum.
A segunda dica é: seu primeiro livro de tarô tem de ser claro e simples – se você comprar o baralho do Waite, evite ler o livro que vem junto! Deixe para lê-lo quando seu conhecimento de tarô já estiver mais aprofundado.
Em português, os melhores livros para iniciantes são “A Bíblia do Tarô”, de Sarah Bartlett, e “Tarô Claro e Simples – Aprenda a ler as cartas de maneira rápida e prática”, de Josephine Ellershaw. Esse último vem com um baralho que não é o de RWS, então sugiro que compre o baralho de RWS e guarde o da Josephine para quando você estiver num nível intermediário.
Em inglês, os melhores livros – novamente, para iniciantes – são “The everything tarot book”, de Skye Alexander, e “Learning the tarot: a tarot book for beginners”, de Joan Bunning, que, inclusive, disponibiliza grande parte do livro online: http://www.learntarot.com . Já o meu livro preferido é o “Seventy-eight degrees of wisdom: a book of tarot”, da Rachel Pollack. Mas este livro é tão maravilhoso que sugiro que você o leia quando já tiver uma base melhor de tarô, para poder aproveitar toda a riqueza da obra.
( ⚠️ Nota posterior: clique aqui para ver a seleção atualizada dos livros).
Esse primeiro post é um convite não só ao maravilhoso mundo do tarô, mas um convite para aprendermos juntos, nessa longa jornada pelos arcanos – e pela vida.
